Deve ser daqui não é?
Há três décadas ela é famosa e anda pela boca de uma infinidade de brasileiros. Ela é uma marca, a marca de palitos Gina. E quem é Gina?
De qual mulher é o rosto que ilustra há exatos 29 anos essas caixinhas de palitos?
Gina é a ex-modelo publicitária paulista Zofia Burk. Quando os palitos Gina surgiram no mercado em 1975, ela era uma das mais requisitadas profissionais em sua área
– fazia comerciais de xampu, de sabonetes, de maquiagem e de sabão em pó. Por onde anda agora, na vida real, a Zofia Burk que continua a ser Gina nas caixas de palito? Ela está com 58 anos, mora no bairro paulistano do Sumarezinho, se aposentou após 17 anos de trabalho na Credicard e é parceira do filho numa agência de turismo. Engana-se quem pensa que o nome fantasia Gina enriqueceu Zofia. Ela recebeu apenas um cachê na época. E nada mais. Chegou a processar a empresa, pedindo participação no faturamento, mas não levou a ação adiante. Após deixar a carreira de modelo, Zofia cursou psicologia, profissão que nunca exerceu, e foi guia turística da Stella Barros.
Na terça-feira 14 ela disse a ISTOÉ que a propaganda para os palitos Gina lhe rendeu o apelido Zofia Palito porque era muito magra na época. E foi também o ponto final de sua carreira de manequim: “Queimou a minha cara, fiquei muito identificada com a marca.” Na rede de amigos Orkut ela ganhou duas comunidades: “Eu amo Gina” e “Eu tenho medo da Gina”.
A sua popularidade pode ser auferida pelo número de membros: os sites reúnem mais de três mil pessoas.
Zofia disse a ISTOÉ que guarda uma ponta de mágoa dos donos da empresa A.Rella, que produz os palitos: “Eles nunca me convidaram para conhecer a fábrica.” Detalhe: o nome Gina foi inspirado no nome da mãe dos primeiros proprietários da fábrica.